Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao de aspectos quantitativos de relacoes simbolicas e da aplicacao em larga escala de programas de ensino individualizado.

Processo: 07/51120-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Renato Bortoloti
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, AP.TEM
Assunto(s):Equivalência de estímulos

Resumo

O modelo de equivalência de estímulos definiu comportamentos simbólicos oferecendo critérios operacionais que permitiram simulações experimentais da aquisição e manipulação de símbolos. Além de simulações experimentais, a definição operacional de desempenhos simbólicos forneceu as bases para o desenvolvimento de programas educacionais. O presente projeto compreende duas linhas de investigação articuladas em torno de pesquisas básicas e aplicadas envolvendo o paradigma de equivalência de estímulos. A primeira delas pretende dar continuidade ao estudo de propriedades quantitativas de relações simbólicas utilizando uma metodologia que permite quantificar a transferência de funções entre estímulos. O grau de transferência de funções estabelecido a partir de manipulações experimentais distintas será medido e comparado. A segunda linha de investigação tem por objetivo a busca de elementos que permitam consolidar a aplicação em larga escala, diretamente em escolas da rede pública, de programas individualizados para o ensino de leitura e escrita baseados no modelo de equivalência. Pretende-se investigar as condições e resultados da aplicação remota de um programa em operação e, eventualmente, propor adaptações para que seu uso possa ser estendido a outras escolas ou municípios interessados. (AU)