Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de séries temporais utilizando redes neurais artificiais

Processo: 03/06978-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade e Estatística Aplicadas
Pesquisador responsável:Takashi Yoneyama
Beneficiário:José Amilton Mores Junior
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Processos estocásticos   Redes neurais (computação)   Análise de séries temporais   Previsão (análise de séries temporais)

Resumo

Esta pesquisa busca avaliar o desempenho de alguns dos métodos para análise de séries temporais empregando ferramentas de inteligência artificial, particularmente as baseadas em redes neurais, comparando o desempenho obtido com procedimentos do tipo Box-Jenkins. Pretende-se ajustar modelos dinâmicos a séries históricas e utiliza-los para tarefas de previsão. Experimentos iniciais com dados sintéticos, combinados com técnicas tipo Monte Cario, possibilitarão uma avaliação criteriosa, quantitativa e controlada do desempenho das rotinas desenvolvidas. Em uma fase posterior, pretende-se avaliar o desempenho utilizando séries temporais reais. As rotinas desenvolvidas, além de servirem para a avaliação do desempenho dos diversos métodos existentes, poderão ser úteis para outras aplicações gerais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)