Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da concordância entre informações sobre consumo de maconha obtidas por meio de um questionário semi-estruturado, com os resultados obtidos a partir de exame toxicológico de urina, em uma população carcerária na cidade de São Vicente

Processo: 07/01478-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Heraclito Barbosa de Carvalho
Beneficiário:Fernanda Justo Descio
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Drogas ilícitas   Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Maconha   População carcerária   São Vicente (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:drogas | Prisão | risco | toxológico | urina | validade | Alcool e Drogas

Resumo

O presente estudo foi elaborado para dar sustentação a uma iniciação cientifica e faz parte de um projeto aprovado pela FAPESP 2006/06034-0. Tem como objetivo avaliar a concordância entre informações sobre consumo de droga ilícita (maconha) obtidas por meio de um questionário semi-estruturado, com os resultados obtidos a partir de exame toxicológico de urina, em uma população carcerária na cidade de São Vicente. O uso de drogas ilícitas nessa população é um problema freqüentemente encontrado, e sua prevalência pode estar mensurada erroneamente, uma vez que os dados da grande maioria dos estudos sobre o tema, são obtidos somente por questionários. Esses estudos têm mostrado uma estimativa menor da prevalência do uso de drogas quando comparada aos exames laboratoriais. Os estudos em populações carcerárias são muito escassos, entretanto não foi identificado nenhum estudo nacional que aborde esse tema. Será realizado um estudo de corte transversal, por meio da aplicação do questionário, por uma equipe universitária, previamente treinada em uma amostra de 350 detentos de uma penitenciaria de São Vicente. Será também efetuada coleta simultânea de urina para análise toxicológica. Os resultados serão armazenados em banco de dados para posterior consistência de dados e análise. A análise estatística compreenderá numa descrição do grupo estudado, com análise de sensibilidade, especificidade do exame para a droga mencionada. Será efetuada utilizando o programa estatístico Stata 8.0.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)