Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo fitoquimico do extrato de folhas de "siphoneugena densiflora" em busca de substancias inseticidas e inibidoras das enzimas gapdh e aprt.

Processo: 02/12912-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Paulo Cézar Vieira
Beneficiário:Fernando Cotinguiba da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

A leishmaniose e a doença de Chagas representam um grave problema de saúde pública, afetando anualmente milhares de pessoas, principalmente nos países de poucos recursos. Os agentes quimioterápicos atuais disponíveis para o tratamento dessas doenças apresentam altos graus de toxicidade, efeitos colaterais e não são totalmente eficientes. Com a abordagem moderna, do desenho racional de drogas, os produtos naturais extraídos de plantas podem vir a permitir a triagem de medicamentos mais efetivos e com os menores efeitos colaterais possíveis, a partir das informações estruturais das enzimas chave para a sobrevivência dos parasitas. No presente trabalha, as enzimas alvo serão a APRT, de L tarentolae e a GAPDH de T.cruzi. Em relação à atividade inseticida, será utilizado o inseto Spodoptera frugiperda (lagarta-do-cartucho), esta ataca milharais, reduzindo em cerca de 20% a produção de milho. Os vegetais são fontes de substâncias com grande potencial farmacológico, e de plantas da Ordem Myrtales já foram isolados vários compostos com amplo espectro de atividades biológicas. Sob o ponto de vista fitoquímico a Siphoneugena densiflora é uma espécie inédita, porém a família Myrtaceae é composta de vários exemplares com atividade inseticida e inibidores enzimáticos ativos. Neste contexto, uma das propostas deste projeto se concentra na busca de compostos antileishmanioses e antichagásico e que também combatam a Spodoptera frugiperda. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)