Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do perfil de expressão de HMGB-1 em células relevantes do periodonto

Processo: 10/05957-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Joni Augusto Cirelli
Beneficiário:Elyne da Silva Mariano Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil

Resumo

HMGB1 (high mobility group box 1) é uma proteína altamente conservada identificada inicialmente como uma proteína ligada ao DNA e localizada em praticamente todas as células eucarióticas, participando da regulação do processo de transcrição gênica e estabilização do nucleossoma. Investigações recentes têm indicado uma atividade pró-inflamatória semelhante à citocinas quando HMGB1 é liberada no meio extracelular tanto de forma ativa (na presença de diferentes estímulos infecciosos/ inflamatórios) como por células em processo de morte celular, em especial durante a necrose podendo ter um papel benéfico ou patológico, dependendo da sua concentração e localização. Além disso, a secreção de HMGB1 pode depender não apenas do estímulo extracelular, bem como do tipo celular. Dessa forma, macrófagos e monócitos ativados, neutrófilos, células dendríticas maduras, células natural killer (NK) são capazes de secretar ativamente HMGB1. Uma vez no meio extracelular, HMGB1 tem sua ação mediada pela transdução do sinal via RAGES, TLR2 e 4. Portanto, os mecanismos de regulação da expressão, bem como a atividade de HMGB1 são complexos e não completamente compreendidos, sendo interessante a realização de novos estudos não só em diferentes tipos celulares, mas também em diferentes condições patológicas. Neste contexto, tem sido demonstrada a participação da HMGB1 como um mediador tardio no desenvolvimento de muitas doenças inflamatórias agudas e crônicas, incluindo sepse, aterosclerose, artrite reumatóide. As doenças periodontais destrutivas são infecções predominantemente Gram-negativas de caráter inflamatório crônico onde a resposta imune/inflamatória tem papel fundamental uma vez que seu início e progressão são decorrentes de um desequilíbrio entre a resposta do hospedeiro e os periodontopatógenos do biofilme dental. Considerando as diversas semelhanças patológicas que a doença periodontal compartilha com doenças de caráter inflamatório crônico, como a artrite reumatóide, relacionadas, sobretudo, a alterações no perfil e níveis de mediadores inflamatórios como citocinas, um possível papel de HMGB1 na patogênese da doença periodontal pode ser sugerido. Assim, o objetivo geral desse projeto é avaliar a expressão e secreção de HMGB1 em células relevantes do periodonto de murinos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOAS NOGUEIRA, ANDRESSA VILAS; CHAVES DE SOUZA, JOAO ANTONIO; DE MOLON, RAFAEL SCAF; MARIANO PEREIRA, ELYNE DA SILVA; DE AQUINO, SABRINA GARCIA; GIANNOBILE, WILLIAM V.; CIRELLI, JONI AUGUSTO. HMGB1 Localization during Experimental Periodontitis. Mediators of Inflammation, 2014. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.