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Caracterização da composição orgânica do material particulado (PM2,5) proveniente da exaustão de motores a diesel e biodiesel

Processo: 10/02282-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Mary Rosa Rodrigues de Marchi
Beneficiário:Milena Fontes Luizete
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Compostos orgânicos   Biodiesel   Óleo diesel

Resumo

Na literatura são encontrados diversos estudos comparativos entre motores movidos a diesel e biodiesel de diversas origens. Nota-se que a maior parte dos trabalhos objetivaram a comparação de desempenho do motor e da composição da exaustão em termos de parâmetros de qualidade do ar mais usuais como NOx, SOx, CO, hidrocarbonetos totais (CH) e particulas totais.Está em desenvolvimento um estudo na Faculdade de Medicina da USP, sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo H. N. Saldiva, que visa o estudo de efeitos ao sistema cardio-pulmonar que a exaustão de diesel e biodiosel, ou suas misturas, possam causar. O grupo de pesquisa da orientadora deste projeto colabora no projeto do Prof. Saldiva, quantificando HPAs (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) no material coletado. Para aumentar as informações acerca das partículas inaláveis coletadas, no presente projeto pretende-se avaliar qualitativamente a composição do material particulado fino (< 2,5 um), para orientar estudos futuros para a quantificação dos compostos identificados como importantes do ponto de vista de efeitos à saúde.

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