Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de fosforo organico e disponivel em solo tratado com composto de residuos solidos e cultivado com cymbompogon citratus (capim-cidreira).

Processo: 05/01247-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2005
Vigência (Término): 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Mary Rosa Rodrigues de Marchi
Beneficiário:Marilia Nacamura Salim
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Química ambiental   Métodos de extração sequencial

Resumo

O composto orgânico ou fertilizante orgânico proveniente de resíduos sólidos urbanos tem um efeito de amplo espectro, agindo beneficamente nos mecanismos físicos, químicos e biológicos do solo, indo muito além da ação puramente química dos fertilizantes industrializados.Como a matéria orgânica é originária do descarte de animais, vegetais e outros produtos, que foram consumidos pela população, seu processamento e uso agrícola apresentam-se como alternativa cíclica natural e racional para o retorno como fonte de nutrientes. Entre tais macronutrientes está o fósforo que será estudado nessa pesquisa. No que toca à fertilidade do solo, o fósforo é um nutriente que tem grande importância, pois no Brasil áreas enormes estão deficientes de fósforo disponível às plantas, o uso de grandes quantidades de fertilizantes fosfatados é a prova disso. A disponibilidade de P em solo tratado com composto de RSU foi investigada anteriormente neste grupo de pesquisa, estudando-se através de extração sequencial as formas de P presentes no composto no decorrer da compostagem (180 dias, aproximadamente) e em misturas de solo + composto, sem a presença de plantas. A partir das conclusões obtidas nesses estudos, surge a necessidade de estudar o comportamento do fósforo em solos adubados com composto orgânico proveniente de resíduos sólidos urbanos, juntamente com uma cultura altamente extratora (gramínea) que ao extrair fósforo disponível do solo, poderá fomentar a mobilidade deste nutriente de outras frações para a disponível.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)