Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de heteroplasmia no DNA mitocondrial em amostras de cabelo e sangue

Processo: 07/05647-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Regina Maria Barretto Cicarelli
Beneficiário:Maria Angélica de Camargo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):DNA mitocondrial   Biologia molecular   Cabelo   Antropologia forense

Resumo

A identificação humana através da análise de DNA utiliza o perfil genético de um indivíduo baseado na combinação de diversos marcadores que são herdados de seus progenitores. Esses marcadores são geralmente diferenças nas seqüências de DNA nuclear entre os indivíduos (polimorfismos). Em alguns casos, entretanto, a análise do DNA nuclear não pode ser aplicada. Isso ocorre quando o DNA da amostra apresenta-se degradado ou em casos onde o material biológico não apresenta o DNA nuclear. Nestes casos, a análise do DNA mitocondrial (DNA mt) é o método de escolha. Entretanto, em um mesmo indivíduo podem existir populações de DNA mt diferentes, fenômeno denominado heteroplasmia.Este projeto tem como objetivo o estudo da freqüência de heteroplasmia no DNA mt extraído de amostras de cabelo, quando comparado ao DNA mt contido no sangue dos mesmos indivíduos. Para isso serão seqüenciadas as regiões hipervariáveis do DNA mt de amostras de sangue e cabelo de indivíduos residentes na Grande São Paulo.Assim, pretende-se utilizar os resultados do projeto no auxílio da elucidação de casos forenses pela polícia científica, difundindo a análise do DNA mt no contexto brasileiro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMARGO, MARIA ANGELICA; PANETO, GREICIANE G.; DE MELLO, ALINE C. O.; MARTINS, JOYCE A.; BARCELLOS, WILLIAM; CICARELLI, REGINA M. B. No relationship found between point heteroplasmy in mitochondrial DNA control region and age range, sex and haplogroup in human hairs. MOLECULAR BIOLOGY REPORTS, v. 38, n. 2, p. 1219-1223, FEB 2011. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.