Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular do gene que codifica uma proteína ribossomal em Blastocrithidia sp

Processo: 03/13830-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Regina Maria Barretto Cicarelli
Beneficiário:Lívia Regina Manzine
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas ribossômicas   Análise de sequência de DNA

Resumo

Os ribossomos são organelas encontradas no citosol de todas as células, sendo organizados estruturalmente por subunidades compostas principalmente de RNAs e de 70-80 proteínas ribossomais diferentes, tais como L17 e L27, que se localizam na base da protuberância central da subunidade 50S, no sítio peptidil do ribossomo, sendo necessária durante a junção das subunidades e conseqüente formação da ligação peptídica (reação peptidil trânsferase) no processo de síntese protéica. Estudos anteriores do grupo com a proteína TcrL27 (Trypanosoma cruzi recombinante L27) demonstraram que existe alta identidade entre as seqüências deste gene de T. cruzi e Leishmania major; porém não foi possível até o momento a clonagem em Blastocrithidia sp para comparação; entretanto, a seqüência nucleotídica obtida do sequenciamento do produto da RT-PCR utilizando primer específico para a TcrL27 e RNA total de Blastocrithidia sp, sugeriu que o gene possui identidade com a L17 de Leishmania infantum. Este projeto visa dar prosseguimento aos estudos já iniciados com o tripanosomatídeo Blastocrithidia sp, tendo por objetivos a clonagem do produto da RT-PCR em vetor para seqüenciamento, bem como realizar subclonagem em vetor de expressão para obtenção da respectiva proteína recombinante, a qual será convenientemente purificada para futuras caracterizações moleculares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANZINE‚ L.R.; DA SILVA‚ M.T.A.; THIEMANN‚ O.H.; CICARELLI‚ R.M.B. Molecular characterization of Blastocrithidia culicis L17 ribosomal protein. ACTA PROTOZOOLOGICA, v. 45, n. 4, p. 367, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.