Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de frequências alélicas de 12 loci do cromossomo Y na população brasileira de Araraquara e da região da Grande São Paulo

Processo: 05/50840-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Regina Maria Barretto Cicarelli
Beneficiário:Gabriella Augusto Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Cromossomo Y   Alelos   Antropologia forense   Araraquara (SP)

Resumo

A identificação forense através da análise de ácidos nucleicos é realizada freqüentemente pelo estudo de regiões polimórficas do DNA, como STR (regiões que apresentam repetições consecutivas curtas). Para utilização destes marcadores na identificação humana é necessário conhecer a distribuição de seus alelos na população a qual o indivíduo pertence, visto que esta varia entre diferentes populações. Este projeto tem como objetivo a determinação das freqüências de 12 STR do cromossomo Y. Para isto serão coletadas amostras de sangue de pelo menos 60 indivíduos não aparentados, classificados de acordo com os padrões de raça e cor do IBGE, residentes na região da cidade de Araraquara. Para a extração do DNA serão utilizados kits, assim como para a reação de PCR - kit PowerPlex Y System. A tipagem dos loci será obtida através da corrida eletroforética, em gel de poliacrilamida desnaturante a 6%, no sequenciador automático. Através dos resultados obtidos neste estudo será possível definir se existe diferença entre as freqüências dos haplótipos de STR do cromossomo Y dos indivíduos que apresentam diferentes fenótipos. Tais resultados obtidos serão enviados ao banco de dados mundial do cromossomo Y (Y-STR Haplotype Reference Database). Serão analisadas também amostras provenientes do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo de casos ainda não solucionados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GÓIS‚ CC; MARTINS‚ JA; PEREIRA‚ GA; FRESCHI‚ A.; PANETO‚ GG; ALVARENGA‚ VLS; CICARELLI‚ RMB; HIRATA‚ MH; OLIVEIRA‚ RN. Genetic population data of 12 STR loci of the PowerPlex® Y system in the state of São Paulo population (Southeast of Brazil). Forensic Science International, v. 174, n. 1, p. 81-86, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.