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A utilização da bicicleta como meio de locomoção em cidades brasileiras de médio porte: diagnóstico de um eixo viário no município de bauru (sp) - estudo de caso da avenida getúlio vargas

Processo: 09/17570-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Renata Cardoso Magagnin
Beneficiário:Bruna Geromel de Faria
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Mobilidade urbana   Planejamento territorial urbano

Resumo

Um dos problemas enfrentados pelas grandes cidades brasileiras, e que já está atingindo inclusive as de porte médio, refere-se à questão da mobilidade urbana. A dependência no uso do automóvel tem causado grande impacto nos fluxos de tráfego. Associado a este problema, as atuais políticas de crescimento e desenvolvimento urbano não têm privilegiado a utilização de meios de transportes mais sustentáveis (tais como o modo a pé, a bicicleta e o transporte público). Como conseqüência do uso indiscriminado do automóvel nas áreas urbanas tem-se os seguintes problemas: aumento dos congestionamentos, do consumo de energia no setor de transportes e o aumento do ruído e das emissões de gases tóxicos. Este trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico dos usuários de bicicletas em um dos principais eixos viários do município de Bauru (um trecho na Avenida Getúlio Vargas - importante eixo viário na cidade) e propor algumas diretrizes que possam facilitar a mobilidade e a acessibilidade de usuários de bicicletas neste eixo viário. Esta pesquisa visa: i) difundir entre os futuros planejadores a importância do conceito de mobilidade urbana sustentável e a utilização dos modos de transportes não motorizados ou mais sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida; ii) obter um diagnóstico sobre a utilização da Avenida Getúlio Vargas pelos usuários de bicicletas; iii) identificar e quantificar o volume de tráfego (por divisão modal) no eixo viário estudado; iv) dar continuidade a construção de um banco de dados que pode futuramente ser utilizado para outras propostas pelo poder público local (uma vez que o município não dispõe deste tipo informação); e v) propor algumas diretrizes que possam facilitar a mobilidade e a acessibilidade dos usuários de bicicletas neste eixo viário.