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Análise da influência da contaminação do lubrificante por biodiesel em um equipamento pin-on-disk

Processo: 10/05552-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Aparecido Carlos Gonçalves
Beneficiário:Karina Achcar
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Lubrificação

Resumo

A técnica de análise de óleo é um tipo de manutenção preditiva, feita coletando-se o óleo de um equipamento e analisando-o posteriormente ou analisando-o direta e continuamente em sistemas "on-line".Em motores de combustão interna todas as peças possuem uma vida útil previamente estabelecida, com maior ou menor duração, de acordo com a função específica a elas atribuída. Funções, que em condições normais de funcionamento, atendem as expectativas previstas. Pela análise do óleo podem-se monitorar as condições destas peças. A análise dos óleos permite identificar os primeiros sintomas de desgaste de um componente. A identificação é feita a partir do estudo da quantidade de partículas, tamanho, forma e composição das mesmas, presentes nas amostras de lubrificante, que fornecerão informações precisas sobre as condições das superfícies em movimento sem a necessidade de se desmontar o conjunto a qual estas partes pertencem. Tais partículas sólidas são geradas pelo atrito dinâmico entre as peças em contato no conjunto. De acordo com o estudo destas partículas podem-se relacionar as situações de desgaste do conjunto e atribuí-las a condições químicas e físicas. A análise dos óleos é feita por meios de técnicas laboratoriais que envolvem reagentes, instrumentos e equipamentos.O Laboratório de Análise de Partículas em Óleos-LAPO tem realizado vários trabalhos em motores de combustão interna a Diesel operando com biodiesel. Assim, para dar continuidade aos estudos será utilizado um equipamento PIN-ON-DISK, já construído, para simular o efeito de possíveis contaminações de lubrificantes automotivos a diesel por diversos biodieseis existentes. Para tal será feito um estudo teórico sobre os motores, os lubrificantes, sobre os problemas e possíveis causas associadas às falhas destes, os tipos de manutenções preditivas aplicadas a estes, trabalhos que tratam da manutenção preditiva em motores realizados por outros autores e sobre alguns ensaios PIN-ON-DISK. Para auxiliar os estudos será aperfeiçoada a máquina de ensaio PIN-ON-DISK existente. Nesta máquina será utilizado diesel comum e biodiesel de várias origens. Os lubrificantes dos motores serão contaminados por biodiesel, simulando uma situação possível de acontecer dentro de um motor de combustão interna. Através das análises dos lubrificantes extraídos destes ensaios serão verificados os desgastes comparativos devido à utilização do diesel comum e dos biodieseis.