Busca avançada
Ano de início
Entree

Classificação dè sinais dè áudio

Processo: 04/08281-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Amauri Lopes
Beneficiário:Jayme Garcia Arnal Barbedo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09858-6 - Linearidade em sinais, circuítos e sistemas, AP.TEM
Assunto(s):Música   Voz

Resumo

A classificação de sinais de áudio (CSA) consiste na extração de parâmetros capazes de fornecer o máximo de informação a respeito de um sinal sonoro, e no uso de tais parâmetros para classificar o sinal de acordo com algum critério pré-estabelecido. Os avanços em CSA são preponderantes no desenvolvimento de diversas tecnologias, dentre as quais destacam-se os aparelhos auditivos seletivos (classificação dos sinais de acordo com suas características espectrais e perceptuais), sistemas de reconhecimento de locutor (classificação dos sinais de voz segundo os diferentes locutores), sistemas de seleção automática de programação de mídia (classificação dos sinais em voz, música, efeitos sonoros, etc.) e sistemas de equalização automática de música (classificação de sinais musicais em diferentes estilos). Outras aplicações que podem se beneficiar de diferentes tipos de classificação são as técnicas de remoção de ruído, sistemas de reconhecimento de voz, sistemas especialistas de diagnóstico remoto, identificação de conteúdo de mídia, busca rápida em bancos de dados, entre outros. Como se pode observar, a CSA é um campo de pesquisa amplo, composto por diversas sub-áreas, a maior parte das quais ainda pouco exploradas. Este fato representa uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de novas tecnologias relevantes não apenas na esfera acadêmica, mas também na esfera comercial. O projeto aqui descrito deverá se concentrar nos seguintes objetivos: 1- o desenvolvimento de um algoritmo capaz de diferenciar sinais de voz, música, ruído e silêncio; 2- a criação de metodologias capazes de subdividir os sinais de música e de voz em um determinado número de classes. Pretende-se que a pesquisa desenvolvida no contexto do estágio de pós-doutorado seja parte de um projeto maior, a ser desenvolvido no longo prazo, abrangendo outras importantes vertentes da área de CSA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARNAL BARBEDO, JAYME GARCIA; LOPES, AMAURI. Automatic musical genre classification using a flexible approach. JOURNAL OF THE AUDIO ENGINEERING SOCIETY, v. 56, n. 7-8, p. 560-568, JUL-AUG 2008. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.