Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos estereo-eletronicos na estabilidade conformacional de 2-pirrolidinonas-1-aril-substituidas e 2-pirrolidinonas-1-aril-3 -substituidas.

Processo: 03/04422-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Roberto Rittner Neto
Beneficiário:Adriana Karla Cardoso Amorim Reis
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/07692-5 - Estudos de equilíbrios conformacionais pela espectroscopia de ressonância magnética nuclear, espectroscopia no infravermelho e cálculos teóricos, AP.TEM
Assunto(s):Ressonância magnética nuclear   Cálculos teóricos   Análise conformacional   Pirrolidinonas   Infravermelho

Resumo

O presente projeto propõe o estudo dos efeitos estereo-eletrônicos existentes nas 1-aril-2-pirrolidinonas (I) e 1-aril-2-pirrolidinonas-3-substituídas (II), com a finalidade de analisar como a variação da densidade eletrônica do grupo fenacíla influência as possíveis conformações existentes, bem como a influência que alguns substituintes na posição 3 das mesmas (X= P[(O)(OEt)2] e SO2Et) exercem no seu equilíbrio conformacional. Os estudos serão realizados através da espectroscopia no IV, RMN e cálculos teóricos, com a finalidade de esclarecer quais são as conformações mais estáveis para estes sistemas e quais as interações que as estabilizam. Serão utilizados os programas BESTFIT e MODELS, para a partir dos dados de RMN, obter as populações dos rotâmetros e as energias correspondentes. Os cálculos teóricos serão efetuados com as teorias DFT/B3LYP com diferentes conjuntos de base, disponíveis no pacote GAUSSIAN98. (AU)