Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de fatores prognósticos da cirurgia para epilepsia do lobo temporal mesial

Processo: 07/55187-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Fernando Cendes
Beneficiário:Amanda Régio Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56578-4 - Centro multimodal de neuroimagens para estudos em epilepsia, AP.CINAPCE.TEM
Assunto(s):Cirurgia   Ressonância magnética   Prognóstico

Resumo

A epilepsia do lobo temporal mesial (ELTM) é o tipo mais prevalente de epilepsia e o que mais comumente mostra-se refratário ao tratamento medicamentoso convencional. O tratamento cirúrgico para pacientes com ELTM vem se mostrando muito satisfatório quanto a controle de crises, porém, cerca de 20 a 30% dos pacientes operados continuam a apresentar crises após a cirurgia. A identificação dos fatores determinantes para um melhor prognóstico cirúrgico faz-se de extrema relevância a fim de que a os pacientes possam ser selecionados mais precocemente. Diversos estudos empenharam-se nesta tarefa, mas ainda existe controvérsia na literatura. O presente estudo tem como objetivo avaliar se o resultado da cirurgia tem relação com alguns fatores clínicos e com achados de ressonância magnética. Serão analisados e comparados com o prognóstico cirúrgico: volume hipocampal pré-cirúrgico, volume da lacuna cirúrgica e fatores clínicos como: idade de início das crises, idade na cirurgia, ocorrência de crises tônico-clônico generalizadas, tempo de refratariedade até a realização da cirurgia, ocorrência de crises febris e freqüência de crises no pré-operatório. Os dados clínicos serão retirados de banco de dados construído em pesquisa prévia e os dados de volumetria serão obtidos por meio de softwares específicos para avaliar imagens de ressonância magnética. Os resultados cirúrgicos serão classificados, quanto a controle de crises, segundo a classificação pós-operatória de Engel. Este projeto é parte integrante do Programa Temático Cinapce (Centro Multimodal de Neuroimagens Para Estudos Em Epilepsia) - Processo #05/56578-4 - e está vinculado ao projeto de doutorado #05/59258-0, ambos fomentados pela FAPESP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YASUDA, C. L.; MORITA, M. E.; ALESSIO, A.; PEREIRA, A. R.; BALTHAZAR, M. L. F.; SAUDE, A. V.; COSTA, A. L. F.; COSTA, A. L. C.; CARDOSO, T. A.; BETTING, L. E.; GUERREIRO, C. A. M.; DAMASCENO, B. P.; LOPES-CENDES, I.; TEDESCHI, H.; DE OLIVEIRA, E.; CENDES, F. Relationship between environmental factors and gray matter atrophy in refractory MTLE. Neurology, v. 74, n. 13, p. 1062-1068, MAR 30 2010. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.