Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção de displasias corticais focais através da caracterização do córtex humano em imagens de ressonância magnética para auxílio no diagnóstico de epilepsia

Processo: 02/00275-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 18 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Fernando Cendes
Beneficiário:Gabriela Castellano
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:97/07584-3 - A neuroimagem nas epilepsias parciais, AP.JP
Assunto(s):Ressonância magnética

Resumo

O córtex, composto de substância cinzenta, é a camada mais externa do cérebro. Medidas quantitativas desta camada, como espessura ou área da superfície externa, são de importância fundamental para o entendimento da anatomia e função do cérebro, inclusive podendo auxiliar na diagnose de determinadas doenças, entre elas a epilepsia. O surgimento das imagens de ressonância magnética (RM) possibilitou o estudo do córtex de forma não-invasiva. Vários algoritmos têm surgido nos últimos anos para o processamento de imagens cerebrais de RM, com o intuito de extrair e visualizar as estruturas anatômicas de interesse. Neste projeto queremos estudar técnicas de processamento de imagens que permitam a extração, visualização e caracterização do córtex humano a partir de imagens de RM, com o objetivo de auxiliar na detecção de displasias corticais focais, que são desordens do desenvolvimento cortical freqüentemente associadas à epilepsia. A diagnose de epilepsia é uma das áreas de pesquisa do Laboratório de Neuroimagem, grupo em conjunto com o qual a candidata estará trabalhando. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTELLANO‚ G.; BONILHA‚ L.; LI‚ LM; CENDES‚ F. Texture analysis of medical images. CLINICAL RADIOLOGY, v. 59, n. 12, p. 1061-1069, 2004.
BONILHA‚ L.; KOBAYASHI‚ E.; CASTELLANO‚ G.; COELHO‚ G.; TINOIS‚ E.; CENDES‚ F.; LI‚ L.M. Texture analysis of hippocampal sclerosis. Epilepsia, v. 44, n. 12, p. 1546-1550, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.