Busca avançada
Ano de início
Entree

Transtorno distimico e Transtorno de Ansiedade Generalizada na epilepsia de lobo temporal - uma análise morfológica baseada em voxels

Processo: 07/51280-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Fernando Cendes
Beneficiário:Priscila Camile Barioni Salgado
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56578-4 - Centro multimodal de neuroimagens para estudos em epilepsia, AP.CINAPCE.TEM
Assunto(s):Esclerose hipocampal   Depressão   Neuroimagem

Resumo

Ansiedade e depressão têm sido apontadas como os transtornos mentais mais comuns na epilepsia de lobo temporal medial (ELTM). No entanto, apesar de sua alta incidência, não há estudos envolvendo distimia e ansiedade generalizada na epilepsia. Este estudo terá o objetivo de correlacionar os substratos neurais existentes na ELTM com a rede neural existente nos transtornos distímico e de ansiedade generalizada, através do desenvolvimento de mapas paramétricos estatísticos das lesões, e de sua diferenciação com o grupo de sujeitos saudáveis pareados por sexo e idade. Serão incluídos no estudo adultos com ELTM. Os sujeitos serão avaliados com os instrumentos BECK e IDATE. Para a conclusão ou não do diagnóstico de transtorno distímico e de ansiedade generalizada, será realizada uma entrevista semi-estruturada, conforme o DSM IV. O exame de ressonância magnética deverá ter no máximo um ano de discrepância da avaliação de ansiedade e depressão, caso contrário, uma das duas avaliações será refeita. A análise de morfometria baseada em voxel (MBV) será realizada usando o programa SPM2. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARIONI SALGADO, PRISCILA CAMILE; YASUDA, CLARISSA LIN; CENDES, FERNANDO. Neuroimaging changes in mesial temporal lobe epilepsy are magnified in the presence of depression. Epilepsy & Behavior, v. 19, n. 3, p. 422-427, NOV 2010. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.