Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle adaptativo em tempo real de sistemas não lineares incertos por realimentação do estado e saída

Processo: 02/13829-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Elder Moreira Hemerly
Beneficiário:José Alfredo Ruiz Vargas
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):03/11199-0 - Identificação e controle adaptativo em tempo real de sistemas incertos usando aproximadores parametrizáveis não-linearmente, AP.PRIM
Assunto(s):Controle adaptativo   Sistemas não lineares   Funções de Lyapunov

Resumo

Este projeto objetiva aprofundar o trabalho de doutoramento [1] do candidato (processo FAPESP 98/01449-0) sobre o projeto de estratégias adaptativas para o controle, por realimentação do estado e saída, de sistemas não-lineares incertos. A motivação advém da vasta produção científica obtida durante o doutoramento, vide seção 3.3, que merece aprofundamento devido à sua riqueza estrutural e potenciais aplicações práticas. Dar-se-á ênfase a aspectos teóricos e práticos não considerados no doutoramento que incluem: 1) desenvolvimento de algoritmos de controle, por realimentação do estado e saída, objetivando-se a redução da complexidade computacional e melhoria de desempenho, 2) implementação em tempo real dos algoritmos em [1] e dos que forem resultado deste trabalho, e 3) avaliação experimental da complexidade e desempenho. Similarmente ao doutoramento, empregar-se-á aproximadores parametrizáveis linearmente (APLs) (por exemplo, redes neurais (NNs) e sistemas nebulosos (FS)) para a parametrização do sistema incerto. Planeja-se desenvolver um ambiente baseado em microcomputador para realização de experimentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOSÉ A. RUIZ VARGAS; ELDER M. HEMERLY. Algoritmo para identificação assintótica via APLS e sem conhecimento prévio de limitantes. Sba : Controle & Automação, v. 18, n. 2, p. 141-149, Jun. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.