Busca avançada
Ano de início
Entree

Parametros geneticos e fenotipicos de caracteristicas de taxa de nascimento e eclodibilidade em cruzamentos reciprocos de aves.

Processo: 07/51576-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Danísio Prado Munari
Beneficiário:Daniela Mora de Paula
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Parâmetros genéticos   Herdabilidade   Frangos de corte

Resumo

A avicultura de corte é uma atividade que tem crescido em importância econômica para o país, tanto no que diz respeito ao consumo interno quanto às exportações. Em linhagens comerciais de frango de corte, é fundamental o conhecimento de parâmetros genéticos e fenotípicos de características de importância econômica, para a definição dos critérios e métodos de seleção. Neste trabalho, serão utilizados dados referentes ao desempenho reprodutivo de uma população de aves, oriunda do cruzamento recíproco entre duas linhagens comerciais, uma de corte e outra de postura, desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético de Aves, mantido pela Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia, SC. As características a serem estudadas serão a taxa de nascimento e a eclodibilidade, medidas nas fêmeas, durante o processo de incubação de ovos da população. Serão estimadas as herdabilidades de cada característica e a correlação genética, fenotípica e ambiental entre ambas, pelo método de máxima verossimilhança restrita. O modelo estatístico proposto, em análise bi-característica, incluirá os efeitos aleatórios genéticos direto e materno e o efeito fixo de grupo de fêmeas nascidas da mesma incubação e do mesmo tipo de cruzamento. (AU)