Busca avançada
Ano de início
Entree

Auto-associação, conformação e funcionalidade de compostos bioativos em sistemas biomiméticos: aspectos biofisico-quimicos e bionanotecnologicos

Processo: 02/04540-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Shirley Schreier
Beneficiário:Luiz Carlos Salay
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antraciclinas   Peptídeos bioativos   Membranas modelo   Espectroscopia

Resumo

O entendimento das interações moleculares de compostos bioativos com membranas lipídicas é de importância crucial para a compreensão do mecanismo de ação e toxicidade de drogas usadas no tratamento de várias doenças. Neste projeto propomos realizar a caracterização biofísico-química de processos de auto-associação e da interação com membranas modelo dos peptídeos anti-microbianos histatina 5 (His5) e tritrpticina (Trp3) e das antraciclinas doxorubicina (DOXO) e daunorubicina (DAUNO), empregadas em quimioterapia anti-câncer. Na realização desses estudos serão empregadas técnicas espectroscópicas - espectroscopia óptica, ressonância paramagnética eletrônica (EPR), fluorescência e dicroísmo circular (CD). Será também efetuada a caracterização bioeletroquímica da interação dos compostos com bicamadas lipídicas planas. Os resultados obtidos deverão contribuir para a compreensão de aspectos estruturais e energéticos da interação droga-membrana. Do ponto de vista farmacológico deverão permitir um melhor conhecimento dos mecanismos de ação e toxicidade dos compostos estudados. Finalmente, a modulação da solubilidade e da partição das drogas em membranas por íons da série de Hoffineister poderá mostrar-se de utilidade em relação a aspectos bionanotecnológicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALAY, LUIZ C.; PETRI, DENISE F. S.; NAKAIE, CLOVIS R.; SCHREIER, SHIRLEY. Adsorption of the antimicrobial peptide tritrpticin onto solid and liquid surfaces: Ion-specific effects. Biophysical Chemistry, v. 207, p. 128-134, DEC 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.