Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das propriedades térmicas e mecânicas de polímeros odontológicos fotocurados, preparados com diferentes cargas.

Processo: 08/04296-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Éder Tadeu Gomes Cavalheiro
Beneficiário:Gilbert Bannach
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise térmica   Varredura diferencial de calorimetria   Termogravimetria

Resumo

Co-polímeros com alto grau de entrecruzamento, obtidos a partir da polimerização fotoiniciada de diacrilatos apresentam importantes aplicações em diversos ramos da indústria e na odontologia. O estudo desses compostos e suas diferentes formulações é de grande importância para o desenvolvimento de novos materiais que apresentem características que possam melhorar seu desempenho quando utilizados nas diferentes aplicações. Esses polímeros são utilizados na produção de resinas compostas, as quais consistem basicamente de uma mistura de partículas duras, inorgânicas, unidas por uma matriz de resina macia, que geralmente são constituídas de três componentes principais: (1) a matriz de resina incluindo: (a) um sistema de monômero; (b) um sistema iniciador para polimerização de radicais livres; e (c) estabilizadores para maximizar a estabilidade de armazenamento das resinas compostas não-polimerizadas e a estabilidade química da resina polimerizada; (2) partículas inorgânicas, constituídas de partículas como vidro, quartzo e/ou sílica fundida; e, finalmente, (3) o agente de união, usualmente um silano-organo, que se une quimicamente, reforçando a ligação da partícula com a matriz de resina. A natureza, concentração e tamanho de partícula dos compostos inorgânicos, afetam principalmente as propriedades mecânicas do material. O conteúdo das partículas de preenchimento, ou cargas, representa uma relação direta com a resistência à compressão e ao desgaste, módulo de elasticidade e dureza na escala Knoop, etc.. Portanto o estudo do efeito da quantidade e da natureza da carga utilizada na formulação desse tipo de resinas é de grande importância, para a melhoria de seu desempenho e diminuição de custos da resina, obviamente sem perda das características mecânicas e estéticas da mesma. O efeito da presença de diferentes cargas e suas quantidades em parâmetros como grau de conversão e propriedades mecânicas, serão analisados através das técnicas de FTIR e análise térmica (TG, DTA, DSC e DMA). As técnicas de análise térmica (TG, DSC e DMA), também serão utilizadas para caracterizar as resinas preparadas, avaliando-se os efeitos da variação das condições experimentais (sistema iniciador, composição de monômero no polímero e tipo e intensidade da fonte de excitação, quantidade e natureza de carga), nas propriedades finais do material, especialmente propriedades termomecânicas e estabilidade com a temperatura. Co-polímeros contendo quitosana também deverão ser preparados e caracterizados termicamente.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GILBERT BANNACH; GLAUCO LINI PERPÉTUO; ÉDER TADEU GOMES CAVALHEIRO; CARLA CRISTINA SCHMITT CAVALHEIRO; RAFAEL RODRIGO ROCHA. Efeitos da história térmica nas propriedades do polímero pet: um experimento para ensino de análise térmica. Química Nova, v. 34, n. 10, p. 1825-1829, 2011.
BANNACH, GILBERT; CERVINI, PRISCILA; GOMES CAVALHEIRO, EDER TADEU; IONASHIRO, MASSAO. Using thermal and spectroscopic data to investigate the thermal behavior of epinephrine. Thermochimica Acta, v. 499, n. 1-2, p. 123-127, FEB 20 2010. Citações Web of Science: 27.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.