Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção de substâncias tóxicas em larvas de dípteros de importância forense utilizando a técnica de imunohistoquímica

Processo: 06/50564-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Arício Xavier Linhares
Beneficiário:Marcos José Alves Junior
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/08544-0 - Entomologia forense: a utilização de artrópodes para a determinação do tempo, local, causa e circunstância da morte, AP.TEM
Assunto(s):Entomologia forense   Diptera   Entomotoxicologia   Anfetamina   Imuno-histoquímica   Fenobarbital   Metanfetamina

Resumo

A Entomologia Forense utiliza dados de desenvolvimento e aspectos ecológicos de insetos que se alimentam de corpos em decomposição com o objetivo de auxiliar em investigações criminais estimando, por exemplo, o intervalo pós-morte (EPM). Análises de substâncias químicas também podem ser realizadas em insetos necrófagos, especialmente durante os estágios imaturos de desenvolvimento, quando algumas substâncias ingeridas e não metabolizadas ficam armazenadas em seus tecidos, podendo auxiliar na busca da causa da morte. Além disso, algumas substâncias alteraram a taxa de desenvolvimento dos insetos, gerando dados imprecisos sobre a sua idade prejudicando assim a estimativa do IPM, quando esta é baseada no ciclo de vida do inseto. Neste trabalho de iniciação científica pretendemos padronizar um método imunohistoquímico para análise entomotoxicológica, para a detecção de fenobarbital, anfetamina e metanfetamina em dípteros imaturos alimentados com uma destas substâncias tóxicas. Este projeto irá contribuir para aquisição de conhecimentos relacionados à prática de Entomologia Forense e ao âmbito Médico-Legal, já que existem ainda poucos estudos de Entomotoxicologia no Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, CARINA M.; LIMA, CAROLINA G. P.; ALVES-, JR., MARCOS J.; ARRAIS-SILVA, WAGNER W.; GIORGIO, SELMA; LINHARES, ARICIO X.; THYSSEN, PATRICIA J. Standardization of Histological Procedures for the Detection of Toxic Substances by Immunohistochemistry in Dipteran Larvae of Forensic Importance. JOURNAL OF FORENSIC SCIENCES, v. 58, n. 4, p. 1015-1021, JUL 2013. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.