Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteracoes morfohidrograficas no setor de fundo de vale do rio piracicaba sob influencia do reservatorio de barra bonita (sp)

Processo: 08/58315-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Cenira Maria Lupinacci
Beneficiário:Claudia Vanessa dos Santos Corrêa
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Rio Piracicaba

Resumo

O objetivo geral do presente projeto de pesquisa é identificar e analisar as alterações morfohidrográficas, provocadas pela construção do reservatório de Barra Bonita no curso final do Rio Piracicaba, na área sob influência das variações sazonais da lâmina de água. Enfoque maior será concedido ao setor de fundo de vale, onde, a partir da identificação das alterações na rede de drenagem e nas formas do relevo causadas pelo barramento e pela dinâmica no uso da terra, pretende-se analisar, dedutivamente, as transformações desencadeadas na morfohidrodinâmica da área em questão. A metodologia utilizada será norteada na Teoria Geral dos Sistemas, tendo em vista que o objeto de estudo trata-se de um sistema aberto composto por elementos que se articulam de diferentes formas. Em relação às técnicas de pesquisa, serão realizadas revisões bibliográficas acerca do assunto e análise do processo de ocupação e caracterização da área de estudo. Técnicas cartográficas serão utilizadas para a elaboração dos mapas hidrográfico, geomorfológico e de uso e ocupação das terras dos anos de 1962 e 2007. Trabalhos de campo serão realizados no sentido de complementarem a idéia proposta, onde serão feitas atividades de reconhecimento, reambulação dos dados e integralização dos resultados. Quanto aos resultados, espera-se verificar as transformações espaciais desencadeadas nos elementos morfohidrográficos, tidas como conseqüências da construção da represa. (AU)