Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da funcao endotelial em adultos jovens com e sem antecedente familiar de hipertensao arterial e sua relacao com as isoformas da enzima conversora de angliotensina (eca) na urina.

Processo: 01/13840-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dulce Elena Casarini
Beneficiário:Andressa Melina Severino Teixeira
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipertensão   Endotélio   Ultrassonografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Funcao Endotelial | Hipertensao Arterial | Ultra-Sonografia | Urina Humana

Resumo

O endotélio exerce funções vitais para a homeostase vascular, regulando o nível pressórico e a espessura da parede do vaso, através de fatores derivados do endotélio (óxido nítrico e endotelina) e da associação com a enzima conversora de angiotensina (ECA). Na hipertensão arterial, a alteração dessa regulação tem sido documentada na micro e na macrocirculação periférica. A vasodilatação endotélio dependente prejudicada aparece como um fenômeno primário associada à hipertensão essencial, porque pode ser detectada em filhos de pacientes hipertensos. Associado este caráter genético da disfunção endotelial com as isoformas de ECA presente na urina, as quais nosso laboratório já comprovou estarem presentes com pesos moleculares distintos em indivíduos normotensos e hipertensos, bem como em indivíduos normotensos e hipertensos, bem como em indivíduos normotensos filhos de hipertensos, estaremos desenvolvendo um estudo onde essas isoformas poderiam ajudar a explicar os diferentes níveis de respostas vasodilatadora endotelial, servindo como um indicador de tal alteração em adultos jovens com e sem antecedente familiar de hipertensão. Estes serão submetidos a exame ultra-sonográfico onde a disfunção poderá ser detectada, e posteriormente haverá coleta de urina. A partir desta amostra, as isoformas de ECA serão identificadas e analisadas e servirão como marcadores da possível disfunção endotelial, delineando o que poderá ser um pré diagnóstico de hipertensão e definindo o objetivo de nosso trabalho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)