Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da produção de goma xantana por cultivo de Xanthomonas campestris utilizando vinhaça e ácidos voláteis suplementares de carbono

Processo: 07/54930-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Marlei Barboza Pasotto
Beneficiário:José Alberto Corrêa Leite
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos voláteis   Reatores biológicos   Vinhaça

Resumo

A goma xantana produzida industrialmente pela bactéria Xanthomonas campestres, é um dos produtos de maior consumo mundial. A goma xantana é utilizada como espessaste, dispersante, estabilizadora de emulsão e suspensão. Este projeto tem por objetivo estudar a produção de goma xantana, por culturas puras da bactéria Xanthomonas campestres, utilizando diferentes substratos complementares como fontes de carbono. Os substratos a serem utilizados serão aqueles originários de resíduos industriais tais como os provindos da indústria de açúcar e álcool como a vinhaça e os ácidos voláteis (AVs), subprodutos do processo de produção de hidrogênio. Os estudos deverão ser realizados em escala de bancada, em mesas rotativas incubadoras, portanto em condições de aerobiose, com células livres. Os melhores resultados em mesa incubadora deverão utilizados nos estudados em escala de bancada. O presente projeto se insere no Projeto Temático (proc. no. 05/51702-9) "Desenvolvimento de sistemas combinados de tratamento de águas residuárias, visando à remoção de poluentes e a recuperação de energia e de produtos dos ciclos de carbono, nitrogênio e enxofre", financiado pela FAPESP, que envolve trabalhos com o desenvolvimento sustentável, reaproveitamento de recursos naturais e preservação do meio ambiente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREA LEITE, JOSE ALBERTO; POZZI, ELOIZA; PELIZER, LUCIA HELENA; ZAIAT, MARCELO; BARBOZA, MARLEI. Use of volatile fatty acids salts in the production of xanthan gum. ELECTRONIC JOURNAL OF BIOTECHNOLOGY, v. 16, n. 2 MAR 15 2013. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.