Busca avançada
Ano de início
Entree

O mercado imobiliário em Londrina, Marilia e São José do Rio Preto: análise comparativa do processo de estruturação intra - urbano.

Processo: 10/02395-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Everaldo Santos Melazzo
Beneficiário:Marlon Altavini de Abreu
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades médias   Produção do espaço urbano   Mercado imobiliário   Geografia urbana

Resumo

O presente projeto de pesquisa representa o esforço em contribuir para o debate que remete às cidades médias e à (re)configuração que toma a rede urbana brasileira em meio às mudanças vigentes em sua estrutura - intra e inter urbana - resultante das novas disposições técnicas, que se ampliam e favorecem o intercambio de pessoas, mercadorias e capitais. Com destaque nas cidades de São José do Rio Preto, Marilia e Londrina, pretende-se analisar o que é particular e geral nas transformações atuantes nos espaços internos destas cidades, na especificidade da lógica de atuação do capital incorporador, associadas à negociação da terra urbana e imóveis edificados, na diferenciação dos preços fundiários e na expansão e valorização desigual da cidade através de metodologia apropriada de coleta, sistematização, mapeamento e análise de dados sobre transações imobiliárias entre 1995 e 2006, bem como de dados e informações de outras fontes primárias e secundárias (entrevistas com agentes imobiliários, poder público, dados de usos e ocupação do solo, zoneamento etc.).