Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementação e desenvolvimento da técnica de registros combinados de EEG e fMRI para a aplicação em estudos de epilepsia

Processo: 04/15805-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Roberto José Maria Covolan
Beneficiário:Mauricio da Silva Sercheli
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56578-4 - Centro multimodal de neuroimagens para estudos em epilepsia, AP.CINAPCE.TEM
Assunto(s):Eletroencefalografia   Epilepsia   Imagem por ressonância magnética funcional

Resumo

A mais recente estratégia empregada no estudo de desordens cerebrais e identificação de danos estruturais e funcionais a elas associados consiste na combinação de procedimentos multimodais. No campo de epilepsia, a utilização desta estratégia constitui uma nova ferramenta com potencial para localizar precisamente zonas epileptogênicas e servir de guia em intervenções cirúrgicas. Uma das técnicas mais promissoras para o estudo do cérebro é a Imagem por Ressonância Magnética Funcional (fMRI), enquanto que eletroencefalografia (EEG) corresponde ao método rotineiro para avaliação clínica de pacientes com epilepsia. Medidas simultâneas de EEG e fMRI permitirão identificar mudanças metabólicas associadas a descargas epilépticas interictais (lEDs), indicando regiões cuja ativação neuronal ocorre sincronizada ao momento de atividade interictal registrada pelo EEG. Esta complexa metodologia ainda requer melhorias significativas, concentradas na determinação da função de resposta hemodinâmica (HRF) referente a uma IED e na eliminação de artefatos e ruídos no sinal de EEG durante a aquisição simultânea. Assim, as metas deste projeto são o amplo desenvolvimento e aplicação da técnica de EEG- fMRI em epilepsia, a determinação da HRF devido a uma IED e a criação de um pré-processamento de sinal eficiente na aquisição de EEG. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERCHELI, M. S.; BILEVICIUS, E.; ALESSIO, A.; OZELO, H.; PEREIRA, F. R. S.; RONDINA, J. M.; CENDES, F.; COVOLAN, R. J. M. EEG spike source localization before and after surgery for temporal lobe epilepsy: a BOLD EEG-fMRI and independent component analysis study. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 42, n. 6, p. 582-587, JUN 2009. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.