Busca avançada
Ano de início
Entree

Colisão de ventos em sistemas binários massivos

Processo: 04/12053-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica do Meio Interestelar
Pesquisador responsável:Vera Jatenco Silva Pereira
Beneficiário:Diego Antonio Falceta Gonçalves
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/06769-4 - A galáxia e a formação de estrelas, AP.TEM
Assunto(s):Poeira   Raios X   Vento estelar

Resumo

Recentemente, a partir do aumento na resolução dos grandes telescópios e dos esforços da comunidade internacional em observações fotométricas multi-banda, em especial para o infra-vermelho e raios-X, foi possível o imageamento de sistemas binários massivos. Estes sistemas, pouco comuns, além de importantes na determinação de parâmetros evolutivos de estrelas de alta massa servem de laboratórios espaciais para o estudo de choques supersônicos e formação de poeira em ambientes inóspitos. Embora sejam formados por estrelas de alta massa, e normalmente com alta temperatura efetiva, a colisão de ventos supersônicos produz uma região de pós-choque densa e fria. Essa por sua vez, protegida da radiação estelar serve de sitio de nucleação e crescimento de poeira. Por esse motivo, esses sistemas binários apresentam altos fluxos em raios-X, devido ao choque dos ventos, e em infra-vermelho, devido a grande quantidade de poeira. No pós-doutoramento, vamos completar as pesquisas e os modelos de evolução de choques em sistemas binários massivos para Eta Carinae, e posteriormente aplicá-lo a outros sistemas como WR140 e WR137 que possuem dados suficientes na literatura para um teste robusto do modelo elaborado durante o doutoramento por Diego Falceta-Gonçalves, Vera Jatenco Pereira & Zulema Abraham. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIDOTTO‚ A.A.; FALCETA-GONÇALVES‚ D.; JATENCO-PEREIRA‚ V. A self-consistent determination of the temperature profile and the magnetic field geometry in winds of late-type stars. SPACE SCIENCE REVIEWS, v. 122, n. 1, p. 181-188, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.