Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro da laserterapia de baixa intensidade sobre cultura de fibroblastos submetidos à terapia com ácido zoledrônico

Processo: 10/08933-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Carlos Alberto de Souza Costa
Beneficiário:Taisa Nogueira Pansani
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Fibroblastos   Osteonecrose   Patologia   Difosfonatos   Terapia a laser

Resumo

A osteonecrose induzida por bisfosfonatos é caracterizada como uma área de osso necrótico exposta na cavidade ora. Esta condição vem sendo associada à terapia com bisfosfonatos, os quais são utilizados no tratamento de doenças ósseas, como Osteoporose e Doença de Paget, bem como na terapia de suporte para tumores ósseos, como Mieloma Múltiplo e tumores que apresentam metástases ósseas, tais como câncer de mama e próstata. Esses medicamentos atuam, basicamente, na inibição da reabsorção óssea através da indução de apoptose em osteoclastos e na redução da vascularização local. Os efeitos dos bisfosfonatos parecem estar associados não apenas a uma ação citotóxica sobre células do tecido ósseo, mas também, de acordo com pesquisas recentes, a efeitos citopáticos sobre células do tecido conjuntivo e epitelial. Alguns trabalhos clínicos recentes apresentaram a laserterapia de baixa intensidade também como opção para o tratamento coadjuvante da osteonecrose. Assim, o objetivo desta pesquisa será avaliar os possíveis efeitos tóxicos dos bisfosfonatos (Ácido Zoledrônico) sobre fibroblastos de gengiva humana e determinar a ação da laserterapia de baixa intensidade aplicada sobre estas células tratadas ou não com bisfosfonatos. Para isto, fibroblastos serão cultivados em meio de cultura (DMEM) completo, sendo que após 48 horas de incubação, serão estabelecidos os seguintes tratamentos de acordo com os grupos: GII-a: sem tratamento (controle); GII-b: ácido Zoledrônico; GII-c: laserterapia; GII-d: ácido Zoledrônico + laserterapia. Após 24 horas de realizados os tratamentos, serão determinados os efeitos dos bisfosfonatos associado ou não a laserterapia sobre as células através da avaliação do metabolismo celular (MTT assay). Também será analisada em MEV a morfologia das células submetidas ou não aos tratamentos propostos. Considerando o teste de MTT, o conjunto de dados de cada variável resposta será avaliado quanto à sua distribuição. Se houver aderência a curva normal, será observada a homogeneidade dos grupos a serem comparados. A partir de então, serão estabelecidos os testes estatísticos a serem empregados neste estudo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA PANSANI, T.; GONCALVES BASSO, F.; SILVEIRA TURIRIONI, A. P.; KURACHI, C.; HEBLING, J.; DE SOUZA COSTA, C. A. Effects of low-level laser therapy on the proliferation and apoptosis of gingival fibroblasts treated with zoledronic acid. International Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, v. 43, n. 8, p. 1030-1034, AUG 2014. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.