Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da imunogenicidade de diferentes construcoes peptidicas da proteina de choque termico de 65 kda de mycobacterium leprae.

Processo: 07/56159-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Celio Lopes Silva
Beneficiário:Marina Elisa Singarete
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imunogenicidade   Gene hsp65   Epitopos   Tuberculose

Resumo

A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis (Mtb) e é responsável por aproximadamente dois milhões de mortes por ano. A vacina utilizada contra TB é a BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) que é uma cepa atenuada de Mycobacterium bovis, mas a sua eficácia varia de 0 a 80% dependendo da população avaliada. Na tentativa de contribuir na busca de alternativas profiláticas e terapêuticas para a TB, o Núcleo de Pesquisas em Tuberculose (NPT) da FMRP-USP vêm desenvolvendo uma vacina de DNA obtida a partir da clonagem do gene que codifica a proteína de choque térmico de 65 kDa (Hsp65) de Mycobacterium leprae em um vetor plasmidial, DNAhsp65. Além de sua atividade profilática, também foi demonstrada recentemente pelo grupo a ação terapêutica dessa vacina. O seu efeito na TB está relacionado com a presença de linfócitos TCD4+ e linfócitos TCD8+ citotóxicos, macrófagos e células dendríticas. Pelo fato da proteína Hsp65 possuir epítopos imunodominantes reconhecidos tanto pelas células TCD4+ como pelas TCD8+, estes epítopos se tomam importantes para o desenvolvimento de futuras formulações vacinais contra a TB. Nesse sentido, este projeto visa avaliar o poder imunogênico de três diferentes construções proteicas utilizando cinco epítopos imunogênicos para células TCD4+ e TCD8+ presentes na seqüência da Hsp65 com o intuito de auxiliar na otimização de novas formulações vacinais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)