Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do gene da beta-caseina em bufalas (bubalus bubalis) pela tecnica de pcr-rflp (reacao em cadeia de polimerase - polimorfismo do comprimento do fragmento de restricao).

Processo: 05/51408-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 31 de maio de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Humberto Tonhati
Beneficiário:Matheus Henrique Moretti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Produção de leite   Polimorfismo genético   Bubalus bubalis   Proteínas do leite

Resumo

O estudo de polimorfismo, no genoma de espécies domésticas, vem sendo utilizado para correlacionar diferenças genéticas com características produtivas dos animais. Estes estudos têm sido feitos na área de biologia molecular caracterizando marcadores genéticos associados às características produtivas. O uso de marcadores de DNA pode auxiliar a genotipagem das proteínas do leite e desta forma pode ser possível identificar suas variantes. Este tipo de estudo foi realizado para os genes das caseínas bovinas, as quais compreendem um fragmento de 200 Kb, arranjados em seqüências, num mesmo cromossomo, estando eles na seguinte ordem: alfa-caseína, beta-caseína e kappa-caseína. O polimorfismo destas proteínas do leite tem sido associado com diferenças na composição, processamento e qualidade do leite. Neste sentido procurar-se-á verificar, com o presente estudo, possíveis polimorfismos no gene da beta-caseína de búfalas pela técnica de PCR-RFLP, como possível marcador para a seleção de animais dentro do rebanho. (AU)