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Textualização de discursos sobre um tema sociocientífico em livros didáticos: implicações para o ensino de Ciências

Processo: 07/07559-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Henrique César da Silva
Beneficiário:Daliane Cristina Boveloni
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Texto   Livro didático   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise De Discurso | Cts | ensino de ciencias | livro didático | texto | Ensino de Ciências

Resumo

Este projeto de IC faz parte uma pesquisa mais ampla que vem sendo desenvolvido por uma equipe formada por mais dois alunos de IC, uma mestranda e uma doutoranda do programa de pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (IG/Unicamp), cujo objetivo geral é o estudo discursivo de diferentes textualizações (verbais e não-verbais) de conhecimentos científico-tecnológicos, das relações que essas diferentes textualizações estabelecem entre si e das relações que estabelecem com o imaginário e as práticas de leitura escolar no âmbito da Educação em Ciências. A pesquisa relativa a este projeto de IC será orientada teórico-metodologicamente pela linha francesa da Análise de Discurso, que considera, entre outros aspectos: que os meios não são indiferentes aos sentidos, a não-transparência da linguagem, a não coincidência e relação unívoca entre discurso e texto, e a constituição dos sujeitos discursivos simultânea à constituição dos sentidos. Sentidos e sujeitos discursivos (posições) são produzidos em condições sócio-historicamente determinadas. Desta perspectiva derivam as noções centrais para análise: efeito-leitor, condições de produção e textualização. O objetivo central deste projeto de IC reside na análise da textualização de dois temas sociocientíficos (mudanças climáticas e aquecimento global), em livros didáticos de ciências e de geografia do ensino fundamental. As questões centrais desta pesquisa de IC são: 1) como livros didáticos do ensino fundamental têm textualizado discursos envolvendo esses temas? 2) que efeito-leitor de ciência se produz nesses processos de textualização, numa sociedade como a nossa? Um pressuposto de ensino desse trabalho reside na consideração da importância de se trabalhar no ensino de ciências não apenas os conteúdos mas, simultaneamente, os meios pelos quais temos acesso a esses conteúdos, trazendo a linguagem, e mais especificamente, o discurso para o primeiro plano. Trata-se de pensar a textualização escolar como parte de um processo mais amplo, complexo e heterogêneo de textualizações de conhecimentos em nossa sociedade. Daí a necessidade de uma análise que vá além da análise de conteúdos e que, numa perspectiva mais abrangente, compreendendo a circulação e o acesso ao conhecimento científico como parte de um processo sócio-historicamente mais amplo, nos permita obter subsídios para se trabalhar a formação do sujeito-leitor de ciência numa sociedade como a nossa, em que, cada vez mais, discursos produzidos em diferentes instâncias e por diferentes instituições textualizam, de maneiras diferentes, conhecimentos e valores relacionados à produção científico-tecnológica. (AU)

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