Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização microestrutural de aços inoxidáveis martensíticos de alto nitrogênio por microscopia eletrônica e microanálise química

Processo: 01/00641-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Andre Paulo Tschiptschin
Beneficiário:Alejandro Octavio Toro Betancur
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Resistência à corrosão

Resumo

Pretende-se realizar um estudo detalhado de alguns aspectos da microestrutura de aços inoxidáveis martensíticos com elevado teor de nitrogênio obtidos por metalurgia do pó ou através de nitretação superficial em alta temperatura. Especificamente, será analisada a distribuição de nitrogênio e cromo na martensita e a composição dos precipitados ricos em cromo, os quais podem se formar durante o processo de adição de nitrogênio ou após tratamentos térmicos de têmpera e revenido. A determinação de teores de cromo e nitrogênio na microestrtura é muito importante para o entendimento do comportamento em corrosão e corrosão-erosão dos materiais estudados. As medições localizadas de nitrogênio e cromo serão realizadas usando microssondas WDS e EDS acopladas a microscópio eletrônico de varredura, assim como microssonda EDS e detector EELS acoplados a microscópio eletrônico de transmissão. Toda a informação adquirida sobre a microestrutura será utilizada na análise dos resultados de resistência à corrosão e corrosão-erosão, obtidos a partir de ensaios realizados previamente, e também de ensaios que serão efetuados durante a vigência deste projeto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORO‚ A.; MISIOLEK‚ W.Z.; TSCHIPTSCHIN‚ A.P. Correlations between microstructure and surface properties in a high nitrogen martensitic stainless steel. ACTA MATERIALIA, v. 51, n. 12, p. 3363-3374, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.