Busca avançada
Ano de início
Entree

Jane eyre: desafio aos estereótipos da criança e da muler na Inglaterra vitoriana

Processo: 08/58139-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Elizabeth Harkot-de-La Taille
Beneficiário:Carolina Barros Feitoza
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O objetivo deste Projeto é identificar de que maneira a escritora Charlotte Bronte construiu sua personagem principal na obra Jane Eyre, particularmente através das fases de criança e de mulher, sob o estudo da Semiótica Discursiva. O corpus do Projeto consistirá em recortes do texto Jane Eyre, em que as imagens construídas de Jane criança e Jane adulta constituem-nas enquanto sujeito. A seleção dos recortes baseia-se na leitura atenta da obra e nas leituras teóricas e de apoio. Dessa forma, o objetivo paralelo deste Projeto de Iniciação Científica é contribuir para o desenvolvimento das competências discentes no campo da pesquisa, habilitando a aluna-pesquisadora ao trabalho com o ferramental da semiótica discursiva. Portanto, o Projeto associa a pesquisa à prática, pois a aluna aprenderá as técnicas de análise semiótica durante o trabalho investigativo, integradas à formação do corpus e à sua análise. (AU)