Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do estado de ansiedade e do ciclo menstrual sobre a produção de compostos sulfurados voláteis e proteínas salivares

Processo: 05/54751-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Fernanda Klein Marcondes
Beneficiário:Patricia Oliveira de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ansiedade   Ciclo menstrual   Halitose   Proteínas   Estresse psicológico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ansiedade | Ciclo Menstrual | Estresse | Halitose | Proteinas

Resumo

A halitose é caracterizada pela emanação de odores fétidos pela boca, que se devem principalmente à produção de compostos sulfurados voláteis (CSV), a partir da degradação de aminoácidos por bactérias bucais. A ansiedade e o estresse têm sido propostos como agentes etiológicos do mau hálito e as variações hormonais do ciclo menstrual além de serem potentes agentes estressores podem induzir alterações no fluxo e constituição salivar influenciando o aparecimento da halitose. Nosso objetivo é investigar se há relação entre alterações na concentração de proteínas salivares e o aumento na produção de CSV, avaliando a influência da ansiedade e do ciclo menstrual sobre estas variáveis. Antes e imediatamente após a indução de ansiedade, será realizada a coleta de saliva, para avaliação do fluxo salivar e concentrações salivares de cortisol e proteínas. A quantificação de CSV será feita através de um halímetro. A ansiedade basal será avaliada por meio de um questionário, e o estado de ansiedade será induzido pelo Vídeo Recorded Stroop Color Word Test. A dosagem de cortisol será feita por método enzimático, e de proteínas, pelo método de Bradford. O procedimento será aplicado em mulheres em três diferentes fases do ciclo menstrual. O estudo já foi aprovado pelo CEP - FOP (protocolo n° 163/2003). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALIL, C. M.; LIMA, P. O.; BERNARDES, C. F.; GROPPO, F. C.; BADO, F.; MARCONDES, F. K.. Influence of gender and menstrual cycle on volatile sulphur compounds production. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 53, n. 12, p. 1107-1112, . (05/54751-0, 03/11592-4)