Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sensores poliméricos para monitoramento da qualidade de águas empregando sistema de análise em fluxo.

Processo: 08/03564-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Luiz Henrique Capparelli Mattoso
Beneficiário:Viviane Grassi
Instituição-sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Polímeros condutores   Polímeros molecularmente impressos   Sensores   Nariz eletrônico   Língua eletrônica

Resumo

A Embrapa Instrumentação Agropecuária tem se dedicado ao desenvolvimento de metodologias, instrumentos, sensores, automação e tecnologias relacionadas à instrumentação, que contribuam para a melhoria da competência e sustentabilidade do agronegócio brasileiro e preservação do meio ambiente, temas de extrema importância para o país. Neste contexto, o objetivo deste projeto é a preparação, caracterização e desenvolvimento de módulos sensoriais, empregando filmes de polímeros condutores, para monitoramento de ambientes aquáticos, fornecendo informações sobre a qualidade das águas. Sistema de análise em fluxo será utilizado para automatização do procedimento, consistindo de dois módulos sensoriais, um para amostras aquosas e outro para compostos voláteis. Esses módulos são constituídos de diferentes unidades sensoriais nas quais são depositados, filmes de polímeros condutores com composições otimizadas e selecionados de forma a se obter padrões de resposta elétrica característico aos elementos presentes na água. Para tanto serão necessários: i) sintetizar, caracterizar e depositar filmes\blendas de polímeros condutores e suas misturas com materiais que interagem com as substâncias de interesse; ii) estudar por técnicas espectroscópicas e microscópicas as interações de polímeros condutores, polímeros condutores molecularmente impresso e substâncias de interesse; iii) estudar diferentes configurações dos eletrodos interdigitados e suas características eletroquímicas; iv) montagem e avaliação dos módulos sensoriais de amostras líquidas e gasosas em sistemas de análise em fluxo e o desenvolvimento de protótipo para avaliação em condições reais de análise, estipulando valores de alerta para possíveis contaminações. O ambiente estudado será a fonte de captação de água do sistema de tratamento de água da cidade de São Carlos.