Busca avançada
Ano de início
Entree

Compreendendo o significado do uso dos medicamentos para os pacientes idosos: enfoque no interacionismo simbolico e na teoria fundamentada nos dados.

Processo: 04/13471-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 31 de maio de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Silvia Helena de Bortoli Cassiani
Beneficiário:Divaldo Pereira de Lyra Junior
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção farmacêutica   Hipertensão

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica, responsável por altos índices de morbi-mortalidade e consumo de medicamentos. Os problemas relacionados aos medicamentos são fatores de risco para a saúde dos idosos. Em um cenário globalizado de mudanças nos sistemas de atenção sanitária, a introdução da pesquisa qualitativa na Atenção Farmacêutica pode ser um instrumento inovador para a avaliação das interações que envolvem o idoso, o farmacêutico, os medicamentos e o processo saúde-doença. Assim, o projeto visa: compreender e analisar a relação do paciente crônico idoso com o medicamento, o farmacêutico e os profissionais da saúde. No projeto participarão pacientes idosos hipertensos, fazendo uso de medicamentos anti-hipertensivos padronizados. O interacionismo simbólico será o referencial teórico empregado, pois permitirá a interpretação das percepções dos idosos, o significado e o sentido que os mesmos dão aos medicamentos, pessoas e símbolos com os quais constroem o seu mundo social. A abordagem metodológica será da teoria fundamentada nos dados, visto que, procurará investigar os processos nos quais estarão ocorrendo os fenômenos, a partir daí, realizará a análise dos dados, buscando identificar os códigos ou conceitos iniciais e categorias de representações especificas. As categorias centrais compreenderão a interpretação dos idosos crônicos sobre o uso dos medicamentos e suas interfaces. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)