Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da sensibilidade termal em Tupinambis merianae (Squamata:Teiidae): uma abordagem ontogenética

Processo: 07/54609-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Tiana Kohlsdorf
Beneficiário:Fábio Cury de Barros
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60140-4 - Evolução de diversidade fenotípica em lagartos tropicais: uma abordagem integrativa investigando diversos níveis de organização, AP.JP
Assunto(s):Bioquímica animal   Histoquímica   Lagartos   Ontogenia

Resumo

Animais ectodérmicos dependem de uma fonte de energia externa para elevar a temperatura corpórea a níveis adequados para realização de suas atividades biológicas no ecossistema. Algumas das atividades se relacionam com obtenção de presas, escape de predadores e defesa e manutenção de território, por exemplo. Dessa forma, pode-se esperar que a sensibilidade térmica tenha implicações tanto em parâmetros comportamentais como nos aspectos fisiológicos subjacentes, atuando em diferentes níveis organizacionais, como recrutamento de fibras musculares e atividade enzimática. No entanto, estudos incorporando a variável ontogenética à análise de padrões de sensibilidade termal em uma determinada espécie ainda são escassos. No presente projeto, serão realizados testes comportamentais de resposta anti-predatória em indivíduos jovens e adultos de Tupinambis merianae, além de análises histoquímicas e ensaios bioquímicos em músculos dos membros posteriores e da mandíbula, visando testar as seguintes hipóteses: 1) indivíduos jovens tendem a apresentar o comportamento de corrida com mais freqüência do que adultos na presença de um predador, independente da temperatura; 2) indivíduos jovens apresentam em sua musculatura esquelética, principalmente nos membros posteriores, uma proporção de fibras glicolíticas maior do que em adultos; 3) o ponto ótimo de temperatura para a atividade de enzimas envolvidas no metabolismo glicolítico difere entre indivíduos jovens e adultos de Tupinambis merianae. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BARROS, FABIO CURY; DE CARVALHO, JOSE EDUARDO; ABE, AUGUSTO SHINYA; KOHLSDORF, TIANA. Beyond body size: muscle biochemistry and body shape explain ontogenetic variation of anti-predatory behaviour in the lizard Salvator merianae. Journal of Experimental Biology, v. 219, n. 11, p. 1649-1658, JUN 2016. Citações Web of Science: 0.
CURY DE BARROS‚ F.; EDUARDO DE CARVALHO‚ J.; ABE‚ A.S.; KOHLSDORF‚ T. Fight versus flight: the interaction of temperature and body size determines antipredator behaviour in tegu lizards. ANIMAL BEHAVIOUR, v. 79, n. 1, p. 83-88, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.