Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da variabilidade do Atlântico Tropical e Sul no clima do Nordeste brasileiro em anos de El Niño

Processo: 07/03279-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Edmo José Dias Campos
Beneficiário:Regina Rodrigues Rodrigues
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mudança climática   El Niño   Temperatura da superfície do mar   Atlântico Sul

Resumo

Essa proposta tem como objetivo investigar o papel da variabilidade do Atlântico Tropical e Sul na precipitação do Nordeste brasileiro (NE) para melhorar o potencial de sua previsão. Precipitação no NE está associada com a posição da Zona de Convergência Inter-Tropical (ITCZ), que por sua vez está intimamente ligada ao movimento meridional do gradiente de anomalias de temperatura da superfície do mar (TSM) no Atlântico Tropical. Sabe-se que anos de secas severas coincidem com anos em que a TSM no Pacífico equatorial está anormalmente quente (anos de El Niño), sugerindo que anomalias de TSM no Pacífico são importantes na determinação de precipitação no NE. Entretanto, a precipitação no NE nem sempre é abaixo da média em anos de El Niño. Nossa premícia é que a resposta da precipitação no NE ao fenômeno El Niño é determinada pelo precondicionamento das anomalias de TSM no Atlântico Sul e Tropical, que por sua vez podem ou não ser causadas pelo próprio El Niño através de telecomunicação atmosférica. Propõe-se então investigar os mecanismos que causam tais anomalias de TSM no Atlântico Sul e Tropical durante anos de El Niño, usando dados observacionais e um modelo geral de circulação acoplado oceano-atmosfera (Speedy-MICOM). Espera-se responder as seguintes questões: 1) Qual seria a capacidade de previsão de precipitação no NE tendo uma previsão acurada do El Niño? 2) Que variáveis no Atlântico Sul e Tropical deve-se conhecer para fazer tal previsão? O trabalho proposto aqui será desenvolvido como parte de um programa colaborativo entre o IOUSP (Dr. Edmo Campos) e KNMI (Dr. Reindert Haarsma) que já vem sendo financiado pela FAPESP desde 2001 (Processos: 2001/10965-6, 2004/01850-9, 2005/04315-0, e 2006/03949-8). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, REGINA R.; HAARSMA, REINDERT J.; CAMPOS, EDMO J. D.; AMBRIZZI, TERCIO. The Impacts of Inter-El Nino Variability on the Tropical Atlantic and Northeast Brazil Climate. Journal of Climate, v. 24, n. 13, p. 3402-3422, JUL 2011. Citações Web of Science: 48.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.