Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo da hemogasometria e da dor entre as técnicas de esternotomia mediana total e esternotomia mediana parcial em cães SRD (sem raça definida)

Processo: 98/14504-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 1999
Vigência (Término): 31 de dezembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Angelo João Stopiglia
Beneficiário:Marcus Paulo de Souza Ferreira Pinto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dor   Hemogasometria   Esternotomia   Cães

Resumo

No intuito de se comparar técnica que provoque menos complicações no período pós-operatório de cães, doze animais serão divididos em dois grupos: um tendo como abordagem cirúrgica a Estemotomia Mediana Total e outro, de mesmo número, tendo a Estemotomia Mediana Parcial como meio de abordagem. Para se definir qual a melhor técnica, parâmetros como freqüência cardíaca, freqüência respiratória, pressão arterial, temperatura, oxigenação, ventilação, equilíbrio ácido-básico e dor serão avaliados antes do procedimento anestésico, e três, seis, vinte e quatro, e quarenta e oito horas após o procedimento cirúrgico, além da cicatrização da ferida operatória que será avaliada por sete dias. De acordo com as alterações apresentadas pelos animais, pela avaliação paramétrica, poderá se indicar a técnica mais apropriada de abordagem cirúrgica da cavidade torácica. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.