Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma analise preliminar dos processos de remocao de poluentes atmosfericos na cidade de sao paulo em diferentes localidades.

Processo: 06/50099-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Fábio Luiz Teixeira Gonçalves
Beneficiário:Luiz Carlos Mantovani Junior
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição atmosférica

Resumo

Este trabalho se refere aos efeitos dos processos de remoção da poluição urbana sobre a qualidade do ar, dando ênfase ao estudo das situações sinóticas que envolvem diferentes eventos de precipitação, até o momento muito pouco explorado, sob ponto de vista do domínio dos processos intra ou abaixo da nuvem. Os objetivos deste projeto são os seguintes: coletar água de chuva na cidade de S. Paulo com ajuda do LAPAt (descrito a seguir); analisar química da água de chuva em ambos projetos para calibração da modelagem numérica, com ajuda do LAPAt; análise sinótica e coleta de dados meteorológicos(via METAR, dados da Estação Meteorológica do IAG e do NCEP entre outros, e de CAPPIs e ECHOTOPs obtidos através de Radares meteorológicos) dos eventos precipitantes na cidade de São Paulo vinculados à coleta de água de chuva; e por fim, elaborar um estudo preliminar dos processos de remoção de poluentes para ver a dominância dos processos dentro e abaixo da nuvem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FÁBIO LUIZ TEIXEIRA GONÇALVES; LUIZ CARLOS MANTOVANI JUNIOR; ADALGIZA FORNARO; JAIRO JOSÉ PEDROTTI. Modelagem dos processos de remoção sulfato e dióxido de enxofre presente no particulado em diferentes localidades da região metropolitana de São Paulo. Revista Brasileira de Geofísica, v. 28, n. 1, p. 109-119, Mar. 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.