Busca avançada
Ano de início
Entree

Mobilidade de cobre, zinco e manganês em solo contaminado sob ação de agentes quelantes

Processo: 05/55776-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Arnaldo Antonio Rodella
Beneficiário:Diego Garcia Chiou
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Lixiviação   Metais pesados   Ácido edético

Resumo

A presença de contaminantes pelo perfil dos solos agrícolas pode significar um problema de grande impacto ambiental, cuja solução exige ações baseadas no conhecimento do comportamento dos elementos no solo. A contaminação do lençol freático e a entrada na cadeia alimentar são processos que dependem de como o elemento se movimenta no perfil do solo e, nesse contexto, a ação dos chamados agentes quelantes naturais ou não, é fator relevante. O presente estudo será conduzido em colunas de lixiviação, contendo um solo contaminado acidentalmente com fontes de micronutrientes, com o objetivo de se avaliar a mobilidade de Cu, Zn e Mn sob efeito dos quelantes EDTA, EDDS e Citrato de Amônio. A complexação de metais é uma das reações químicas importantes que definem o destino de metais pesados no solo e podem ser empregadas como coadjuvantes na fitorremediação auxiliando a absorção de metais por plantas hiperacumuladoras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODELLA, ARNALDO ANTONIO; CHIOU, DIEGO GARCIA. Copper, Zinc, and Manganese Mobilization in a Soil Contaminated by a Metallurgy Waste used as Micronutrient Source. Communications in Soil Science and Plant Analysis, v. 40, n. 9-10, p. 1634-1644, 2009. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.