Bolsa 10/09145-3 - Sêmen, Fragmentação do DNA - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão e localização das protaminas e das proteínas de transição em espermatozóides de bovinos

Processo: 10/09145-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Mayra Elena Ortiz D' Avila Assumpcao
Beneficiário:Renata Simões
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sêmen   Fragmentação do DNA   Andrologia   Bovinos   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bovino | expressão gênica | Fragmentação de DNA | Protamina | sêmen | Andrologia

Resumo

As protaminas são proteínas básicas encontradas no núcleo do espermatozóide. Elas são sintetizadas e depositadas no DNA desta célula no final da espermiogênese (TYROU et al., 1998). Segundo Erenpreiss et al. (2006), a protamina possui a função de compactar, estabilizar e proteger o material genético no núcleo do espermatozóide, assim o gameta masculino após penetrar o oócito é capaz de iniciar o desenvolvimento embrionário e expressar as informações genéticas de forma correta. Desde o fim da década de 80 existem relatos de que a protamina exerce grande influência na fertilidade humana (BALHORN et al., 1988); atualmente, a quantidade de informações sobre estas nucleoproteínas é vasta com relatos sobre a função e a estrutura destas (OLIVA, 2006), bem como detalhes sobre o processo de protaminação durante a espermiogênese (ZHAO et al., 2004). Diversos estudos demonstraram a relação positiva entre a produção desregulada de protaminas e a infertilidade humana (KATAYOSE et al., 2003; AOKI et al., 2005; NASR-ESFAHANI et al., 2006). Na espécie bovina, a expressão destas proteínas ainda não está completamente esclarecida. Diante disso, este trabalho tem como hipótese de que a espécie bovina apresenta alteração na expressão e na síntese da protamina de transição 2 (PT2) levando a uma diminuição da protamina 2. Desta forma, este trabalho tem como objetivo geral avaliar a biologia das diferentes protaminas em bovinos realizando um estudo da expressão gênica, da síntese protéica das protaminas (P1 e P2) e das proteínas de transição (PT1 e PT2) e da interação das protaminas com um DNA plasmidial, utilizando como modelo de comparação a espécie murina. Pretende-se, assim, fornecer maiores subsídios para a compreensão da biologia das diferentes protaminas em bovinos por estudo da expressão gênica e da síntese protéica das protaminas (P1 e P2) e das proteínas de transição (PT1 e PT2), além de tentar responder sobre a importância desta proteína para a manutenção da qualidade do gameta masculino na espécie bovina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS HAMILTON, THAIS ROSE; SIMOES, RENATA; ORTIZ D'AVILA ASSUMPCAO, MAYRA ELENA. An improved acetic acid-urea polyacrylamide electrophoresis method to evaluate bovine sperm protamines. REPRODUCTION IN DOMESTIC ANIMALS, v. 56, n. 7, p. 1050-1056, . (11/11231-8, 10/09145-3)