Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos atípicos do benzodiazepínico lorazepam sobre a pré-ativação e a percepção visual

Processo: 00/12455-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2001
Vigência (Término): 31 de agosto de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Sergio Tufik
Beneficiário:Sabine Pompéia
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14303-3 - Center for Sleep Studies, AP.CEPID
Assunto(s):Lorazepam   Percepção auditiva   Percepção visual   Memória (psicologia)

Resumo

Dentre os compostos benzodiazepínicos (BZs), o lorazepam (L) é o único que consistentemente prejudica o desempenho em tarefas de pré-ativação, um subtipo de memória implícita de longo prazo. Os motivos para esse efeito atípico não são conhecidos, mas existem evidências de que ele talvez esteja relacionado a alterações na percepção visual, que também parecem ser específicas à esse composto. Os objetivos do presente projeto são avaliar os efeitos atípicos do L através de duas estratégias: a) comparar seus efeitos sobre Potências Evocados Ligados a Eventos (ERPs) nas modalidades visual e auditiva através do uso do mesmo paradigma ("oddball"); b) avaliar os efeitos sobre a pré-ativação utilizando o único paradigma que permite quantificar a contribuição desse tipo de memória, o Procedimento de Dissociação de Processos. Este será um estudo de doses orais únicas, duplo-cego, em grupos independentes de tratamentos e envolverá 42 voluntários jovens normais, de ambos os sexos, aleatoriamente alocados a um de 3 tratamentos: placebo, 2 mg de L (a dose que leva aos efeitos atípicos) e 1,2 mg de flunitrazepam (dose que leva a efeitos semelhantes aos de 2 mg de L; esse BZ tem a mesma afinidade de ligação com os sítios de reconhecimento BZ e exibe perfil clássico de efeitos para os BZs). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POMPEIA‚ S.; LUCCHESI‚ LM; BUENO‚ OFA; MANZANO‚ GM; TUFIK‚ S. Zolpidem and memory: a study using the process-dissociation procedure. Psychopharmacology, v. 174, n. 3, p. 327-333, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.