Busca avançada
Ano de início
Entree

Arte-terapia no tratamento do paciente esquizofrenico:uma investigacao nos equipamentos de saude mental do vale do paraiba.

Processo: 04/14874-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Antonio Augusto Pinto Junior
Beneficiário:Fernanda Andrade de Oliveira
Instituição Sede: Unidade de Ensino de Lorena. Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Liceu Coração de Jesus. Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Esquizofrenia   Saúde mental   Arte-terapia   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Conteudo | Arte-Terapia | Esquizofrenia | Saude Mental

Resumo

O fenômeno da doença mental, e principalmente a esquizofrenia, é um problema social que há muito vem despertando o interesse não só de médicos, mas de toda a comunidade cientifica, visando o entendimento, diagnóstico e formas eficazes de tratamento. Diante deste fato é essencial o desenvolvimento de formas de intervenção que procurem amenizar o sofrimento mental do paciente e propiciar o resgate de sua condição de ser humano digno de respeito e consideração. Dentre as técnicas interventivas alicerçadas na nova política de atenção ao paciente acometido de transtorno mental destaca-se a Arte-terapia, que visa trabalhar com os sentimentos do paciente e principalmente com sua auto-estima. O poder terapêutico da arte está na integração entre o fazer e o sentir, levando o doente apropriar de seus conteúdos, promovendo não só o conhecimento de sua patologia, mas principalmente das suas possibilidades de recuperação. O objetivo do presente estudo é verificar as contribuições da arte terapia no tratamento e recuperação do paciente esquizofrênico, através de uma pesquisa com profissionais de Saúde Mental que utilizam a referida técnica em equipamentos de Saúde Mental nos municípios da Diretoria Regional de Saúde de Taubaté (DIR-XXIV). Por meio de um questionário de sondagem procuraremos apontar as vantagens e dificuldades na aplicação e desenvolvimento da Arte terapia como método interventivo em Saúde Mental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)