Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do impacto genotóxico em Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) (Crustacea, Brachyura, Ocypodidae) em sistemas de manguezais do Sudeste do Brasil

Processo: 06/05976-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Pesquisador responsável:Marcelo Antonio Amaro Pinheiro
Beneficiário:Tomás Roman de Toledo
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Caranguejo   Ucides cordatus   Testes para micronúcleos   Genotoxicidade   Impactos ambientais

Resumo

Com o presente estudo, pretendemos gerar dados de freqüência de células micronucleadas para diagnóstico do impacto genotóxico sobre o caranguejo semi-terrestre Ucides cordatus (Linnaeus, 1763), em sistemas de manguezal da Região Sudeste do Brasil, tendo em vista sua importância ecológica e uso como alimento humano em áreas costeiras. De forma geral, tal diagnóstico objetiva contribuir ao manejo in situ das populações desta espécie, orientando condutas sobre sua conservação e ambiente que ela ocupa. Os exemplares serão coletados entre fevereiro a julho de 2007. Após a coleta, serão preparadas três lâminas da hemolinfa de cada exemplar, que após serem coradas serão examinadas por contagem de 3.000 células por animal, com aumento de 1000 X. A quantidade de micronúcleos encontrados em cada lâmina será anotada e os resultados submetidos a análises estatísticas para confronto de duas regiões de coleta (Juréia e Cubatão), sendo a primeira aparentemente livre de impacto e a segunda sujeita a contaminantes. A análise pretende verificar se os caranguejos podem ser utilizados como biomarcadores de áreas impactadas, caso sejam detectadas diferenças significativas entre as duas áreas de manguezal em questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO, M. A. A.; DUARTE, L. F. A.; TOLEDO, T. R.; ADAM, M. L.; TORRES, R. A. Habitat monitoring and genotoxicity in Ucides cordatus (Crustacea: Ucididae), as tools to manage a mangrove reserve in southeastern Brazil. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 185, n. 10, p. 8273-8285, OCT 2013. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.