Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação multiparamétrica de ambientes extraterrestres

Processo: 09/06012-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia
Pesquisador responsável:Eduardo Janot Pacheco
Beneficiário:Douglas Galante
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Exobiologia   Simulação (aprendizagem)

Resumo

O principal objetivo do presente projeto é modelar ambientes extraterrestres de forma teórica, de maneira a fornecer subsídios para uma câmara de simulações que está sendo construída para recriar as condições desses ambientes em laboratório para estudos astrobiológicos.Os efeitos da radiação terão papel de destaque nas modelagens, uma vez que ela é a principal fonte de energia para a ocorrência das reações químicas pré-bióticas, portanto, estando relacionada ao processo de origem da vida. Por outro lado, a radiação excessiva é um dos principais fatores responsáveis por restringir a presença de vida em ambientes desprotegidos fora da Terra. A correta compreensão de seu papel na fotoquímica primordial e em sua interação com sistemas biológicos serão centrais ao projeto de pesquisa do candidato.Os ambientes-modelo a serem trabalhados são os de grande interesse astrobiológico, devido a possibilidade da presença de água ou outro solvente, como Marte, Europa, Encelado, além de cometas e meteoros, os quais podem ter sido carregadores das moléculas essenciais ao surgimento da vida, e, talvez, transportadores de microorganismos em algumas circunstâncias. Além disso, o trabalho teórico e experimental também se preocupará com as condições da Terra primitiva e futura, com as devidas alterações químicas atmosféricas e oceânicas.Os modelos estudados serão usados para embasar e direcionar a pesquisa a ser realizada com a Câmara de Simulação de Ambientes Extraterrestres em desenvolvimento por nosso grupo, como parte integrante do projeto de Astrobiologia do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias do Espaço (INCT-MCT). O candidato irá coordenar o processo de construção da mesma, trabalhando diretamente com o grupo de engenheiros e pesquisadores que a utilizarão, de maneira a garantir que as condições recriadas na câmara sejam equivalentes aos ambientes de interesse. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PULSCHEN, ANDRE ARASHIRO; DE ARAUJO, GABRIEL GUARANY; SOUZA RAMOSDE CARVALHO, ANA CAROLINA; CERINI, MARIA FERNANDA; FONSECA, LUCAS DE MENDONCA; GALANTE, DOUGLAS; RODRIGUES, FABIO. Survival of Extremophilic Yeasts in the Stratospheric Environment during Balloon Flights and in Laboratory Simulations. Applied and Environmental Microbiology, v. 84, n. 23 DEC 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.