Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletrodeposição e caracterização de filmes finos dos compostos semicondutores de ZnTe e ZnSe sobre AU e ito

Processo: 03/03221-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Sergio Antonio Spinola Machado
Beneficiário:Alexandra Manzoli
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Semicondutores   Eletrodeposição

Resumo

Este projeto propõe estudar a eletrodeposição de filmes finos de compostos semicondutores binários de ZnSe e ZnTe sobre os substratos de Au policristalino e de ITO. Estes compostos binários possuem excelentes possibilidades de aplicação como materiais de conversão de energia, devido ao fato de apresentarem altos coeficientes de absorção e por suas energias de bandgap (2,7 eV e 2,1 eV para o ZnSe e ZnTe, respectivamente) estarem na região do espectro solar. Este projeto e dividido em duas principais etapas, as quais correspondem a eletrodeposição dos compostos semicondutores e a caracterização dos mesmos. Para a etapa que corresponde a obtenção dos filmes dos compostos semicondutores de ZnSe e ZnTe em substratos de ITO será utilizada a técnica de voltametria cíclica (VC) e, serão utilizadas em conjunto as técnicas de voltametria cíclica (VC) e de microbalança eletroquímica de cristal de quartzo (MECQ) para os substratos de ouro policristalino. Para a etapa correspondente a caracterização dos eletrodepósitos obtidos para os compostos semicondutores de ZnSe e ZnTe serão utilizadas as seguintes técnicas: microscopia de força atômica (MFA), difração de raios-X (DRX), energia dispersiva de raios-X (EDX) e espectrofotometria de UV/visível, com a obtenção das energias de bandgap pelo método ótico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANZOLI, A.; EGUILUZ, K. I. B.; SALAZAR-BANDA, G. R.; MACHADO, S. A. S. Electrodeposition and characterization of undoped and nitrogen-doped ZnSe films. Materials Chemistry and Physics, v. 121, n. 1-2, p. 58-62, MAY 15 2010. Citações Web of Science: 10.
MANZOLI‚ A.; SANTOS‚ MC; MACHADO‚ SAS. A voltammetric and nanogravimetric study of ZnSe electrodeposition from an acid bath containing Zn (II) and Se (IV). Thin Solid Films, v. 515, n. 17, p. 6860-6866, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.