Busca avançada
Ano de início
Entree

Grãos carbonáticos: identificação e uso na investigação paleoambiental (iniciação com base em rochas cretaceo-terciarias do Brasil)

Processo: 01/02742-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Dimas Dias Brito
Beneficiário:Ricardo Blaquez
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Cretáceo   Terciário   Brasil   Paleoecologia

Resumo

Um conjunto de rochas calcárias do cretáceo e terciário do Brasil, proveniente de diferentes bacias costeiras (testemunhagens de perfurações da petrobrás), serão investigadas quanto a natureza de seus grãos (= aloquímicos de folk, 1962). Os bioclastos terão enfoque especial, dentro de uma perspectiva de petrografia de fósseis aplicada à interpretação paleoambiental de ambientes marinhos. O material a ser investigado deverá ser classificado utilizando-se, como referência, as propostas de dunham (1962) e folk (1962). As rochas e grãos deverão ser documentadas por fotomicrografias, a serem obtidas em microscópio zeiss (axioskope, com câmera). Ao final o aluno deve compor um pequeno atlas, com informações de natureza paleoecológica. O projeto iniciará o aluno no estudo de rochas calcárias sob o enfoque microbiofaciológico, estando prevista uma considerável investigação da literatura pertinente. (AU)