Busca avançada
Ano de início
Entree

Variacoes de propriedades estruturais e de hidratacao na interacao de peptideos com membranas modelo.

Processo: 02/00504-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Maria Teresa Moura Lamy
Beneficiário:Roberto Morato Fernandez
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/11721-3 - Agregados anfifílicos em meio aquoso: propriedades térmicas e estruturais e interações com moléculas de interesse biológico, AP.TEM
Assunto(s):Hidratação   Propriedades estruturais   Peptídeos   Lipídeos

Resumo

Propomos aqui o estudo das modificações causadas por peptídeos nas propriedades estruturais e de hidratação de agregados anfifílicos, usados como modelo de membranas biológicas. Paralelamente, serão monitoradas as alterações estruturais que a interação peptídeo/anfifílico impõe ao peptídeo. Nosso estudo é centrado em uma classe de peptídeos, as melanotropinas, mas outros peptídeos serão utilizados para comparação. Para isto, utilizaremos diferentes técnicas espectroscópicas e de espalhamento, em particular, ressonância paramagnética eletrônica (RPE), fluorescência estática e resolvida no tempo, espalhamento de luz e espalhamento de raios-X, para compreender a estrutura dos agregados e suas variações em função de diferentes parâmetros. Para monitorar as transições de fase dos agregados anfifílicos, e dos complexos formados por estes agregados e os diferentes peptídeos, além das técnicas espectroscópicas e de espalhamento, pretendemos usar calorimetria diferencial de varredura (DSC). Temos como objetivo estudar a possível correlação entre a atividade biológica dos peptídeos e as alterações estruturais que ele sofre e causa em agregados anfifílicos, usados como modelo do ambiente lipídico em membranas naturais. Este projeto é parte de um estudo amplo relativo a propriedades térmicas e estruturais de agregados anfifílicos em meio aquoso, e suas interações com moléculas de interesse biológico (Projeto Temático submetido à FAPESP, 01/11721-3). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDEZ‚ R.M.; VIEIRA‚ R.F.F.; NAKAIE‚ C.R.; ITO‚ A.S.; LAMY‚ M.T. Peptide-lipid interaction monitored by spin labeled biologically active melanocortin peptides. Peptides, v. 26, n. 10, p. 1825-1834, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.